Quando você está com dor constante, é natural querer evitar contato físico. Porém, talvez o que você não saiba é que há diversos benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo.
O tratamento com um massoterapeuta pode ser uma ótima maneira de fornecer alívio em curto prazo da dor e da rigidez da artrite, ajudando você a se manter ativo.
Pesquisas já apontaram que a massagem ajuda a aliviar a dor da artrite e aumentar a flexibilidade das articulações, músculos e tendões.
Portanto, ela melhora o fluxo sanguíneo, de forma a reduzir a inflamação. Isso resulta em aumento do fluxo de sangue para as articulações afetadas pela artrite, o que contribui para a amplitude de movimento e diminuição da dor.
A massagem terapêutica envolve a manipulação de tecidos moles para liberar a tensão muscular.
E, como a maioria das pessoas com reumatismo pode atestar, com menos dor e mais flexibilidade você pode se manter ativo com mais facilidade, o que ajuda a quebrar o ciclo inatividade.
O que é reumatismo?
O reumatismo é uma doença que afeta muitas pessoas, independentemente de serem jovens ou idosas. Porém, pessoas idosas têm mais probabilidade de serem reumáticas.
As doenças reumáticas são caracterizadas por uma dor muito incômoda. Elas incluem, por exemplo:
- Osteoartrite (do grupo de doenças reumáticas degenerativas).
- Artrite reumatoide (do grupo de doenças reumáticas inflamatórias e autoimunes).
- Lúpus eritematoso (do grupo de doenças do tecido conjuntivo).
- Fibromialgia.
- Outras doenças imunológicas.
Mas a boa notícia é que existem medidas naturais que você pode tomar para aliviar seu reumatismo. Por isso, é interessante que você conheça os benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo, assim como a osteopatia.
Essas medidas podem ser testadas, inclusive, antes de tomar a medicação. Na maioria dos casos, entretanto, a massagem sempre pode ser feita em conjunto com a terapia médica convencional, com um massagista ideal para você.
No entanto, sempre converse com seu médico ou profissional alternativo sobre isso com antecedência.
Em geral, existem várias causas e fatores de risco para o reumatismo, como:
- Deficiência de vitamina D.
- Dieta desfavorável.
- Intolerância alimentar com problemas de nutrição.
- Estresse.
- Acidose crônica
- Problemas de tireoide.
- Transtornos hormonais.
- Fumar.
- Consumo de álcool.
- Outras.
A inflamação da articulação é o principal sinal do que é comumente referido como um caso de artrite. De repente, a dor se irradia para o pescoço, joelho, costas … Sem uma explicação aparente.
Essa dor pode ser intensa à noite. E, pela manhã, a rigidez articular pode permanecer por um tempo.
Além disso, a articulação costuma ficar quente e inchada, sendo necessário um tratamento inflamatório. Associado à massagem terapêutica, ajuda a aliviar as crises.
Quais são os benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo?
Melhora o fluxo sanguíneo
Você provavelmente já ouviu falar da massoterapia relaxante. A massagem terapêutica pode ajudar a aliviar diferentes formas de artrite de uma maneira única.
Por exemplo, se você tem artrite reumatoide, a massagem melhora o fluxo de sangue nas articulações afetadas. Dessa forma, reduz-se o inchaço e você elevará sua qualidade de vida.
Com a melhora do fluxo sanguíneo nas articulações inflamadas, isso ajuda a curar inflamações e melhorar as funções orgânicas.
Esses estão entre os mais importantes benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo.
Ajuda a acabar com o estresse
O estresse é um dos fatores de risco do reumatismo. Sendo assim, a massagem terapêutica também pode ajudar a diminuir a dor causada pela osteoartrite e a aliviar a tensão e o estresse.
Aliás, o estresse pode ser um dos principais contribuintes para o possível desenvolvimento de artrite.
Isso porque os hormônios ligados ao estresse podem levar à liberação de substâncias inflamatórias (citocinas) e, assim, promover o desenvolvimento de artrite.
Os distúrbios no ciclo hormonal feminino também são considerados um possível gatilho para a artrite.
Por exemplo, a progesterona é um hormônio, entre outras coisas, com efeitos anti-inflamatórios. No entanto, o estresse pode levar a níveis baixos de progesterona e, assim, promover a inflamação.
Logo, o gerenciamento adequado do estresse não deve ser subestimado apenas para nossa mente, mas também para nosso corpo.
Se você tem artrite, provavelmente já está tomando anti-inflamatórios ou se submetendo a injeções de cortisona, para retardar a degeneração da doença.
Mas onde entram os benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo?
Ao lado das terapias tradicionais, uma ajuda importante com menos efeitos colaterais do que os medicamentos pode vir da massagem. O ideal é que você faça uma massagem com massagistas profissionais de uma hora uma vez por semana nesses casos.
Controla a dor
Muitas pessoas que possuem osteoartrite tomam medicamentos que apresentam efeitos colaterais. Logo, em muitos casos preferem recorrer a tratamentos alternativos.
Nesse sentido, a massagem terapêutica é a principal aliada, pois ela melhora significativamente os quadros de dor e rigidez.
A massoterapia, que reúne diversas técnicas de massagem, como a sueca, a californiana, a shiatsu, entre outras, é muito válida nessas situações.
Ainda, a massagem terapêutica, executada por um massoterapeuta especializado pode ser uma solução preventiva, corretiva ou terapêutica para vários problemas.
Continue lendo para conhecer mais benefícios da massagem terapêutica para quem tem reumatismo!
Melhora a flexibilidade dos músculos e dos tendões
A massagem terapêutica é um tratamento benéfico para manter e melhorar a flexibilidade e o movimento.
Ao trabalhar os músculos, tecidos conjuntivos, tendões, ligamentos e articulações, a ela ativa a sua flexibilidade e amplitude de movimento. Dessa forma, você mantém as articulações mais fluidas e menos propensas a lesões.
O alongamento dos músculos também melhora a postura e a amplitude de movimento das articulações.
Portanto, incorporar massagem e alongamento na rotina de quem tem reumatismo permitirá maior liberdade de se movimentar.
Ela estimula a produção de líquidos naturais do corpo que influenciam a flexibilidade, além de ajudar a prevenir lesões.
Para concluir, vale mencionar quais são os tipos de massagem terapêutica que existem. Confira algumas delas:
- Ayurveda.
- Reflexologia.
- Drenagem Linfática.
- Tailandesa.
- Pedras quentes.
- Shiatsu.
- Reiki.
Se você possui reumatismo, pode ver com o seu médico qual tipo de massagem pode ser a melhor para o seu caso.
Vimos então diversos benefícios da massagem que podem mudar a sua vida, seja relaxante e terapêutica.
Se gostou deste post ou se tem alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!
seja o primeiro a comentar