Nas últimas décadas, a medicina alternativa tem ganhado destaque para fins terapêuticos. Você já ouviu falar desses métodos? Qual a importância das terapias alternativas?
Em geral, essa forma de tratamento inclui uma variedade de medicamentos alternativos, técnicas de meditação, massagens realizadas por massagistas profissionais e o trabalho a nível espiritual que provocam modificações no estilo de vida.
São tratamentos de várias origens, derivados de disciplinas e tradições muito diferentes, muitas vezes milenares.
Se você não sabe o que é e gostaria de se aprofundar no assunto, vamos explicar neste artigo do que se trata.
Entenda qual a importância das terapias alternativas
As terapias alternativas compõem um sistema de técnicas destinadas a restaurar o bem-estar da mente e do corpo, propostas, como o nome sugere, como alternativa à medicina convencional, ou usadas de modo complementar.
Esses métodos alternativos de cura são, em geral, abordagens terapêuticas e opções de tratamento para muitas doenças.
A maioria dos métodos remonta à natureza, a verdadeira origem do organismo humano. Muitas terapias alternativas usam plantas naturais que trabalham para ativar o fluxo de energia e os poderes de auto cura do corpo.
Mas qual a importância das terapias alternativas? A medicina alternativa não foca somente nos sintomas. O foco está na pessoa como um todo, o que significa que a mente, os hábitos alimentares e as condições de vida também são levadas em consideração.
Essa abordagem holística permite uma forma de tratamento que muitas vezes não é possível na medicina convencional.
Nesse entendimento, o que causa a doença é a falta de harmonia entre os diferentes sistemas que compõem o organismo, ou seja:
- o corpo;
- a dimensão emocional;
- o espiritual.
Justamente por isso, a análise do paciente não pode se dar apenas pela avaliação de determinados parâmetros objetivos, como pode ser no caso das análises na medicina convencional.
Terapias alternativas mais procuradas e outras menos conhecidas
Medicina Chinesa Tradicional
É o sistema médico mais antigo do mundo e se baseia nos fluxos de energia que passam pelo corpo.
Dessa forma, existe Yin, que é o fluxo negativo, e Yang, que é o positivo. As doenças ou enfermidades são causadas pela falta de equilíbrio entre esses dois fluxos, que pode ser restaurada com remédios de ervas, massagem, meditação e acupuntura.
Acupuntura
Para entendermos qual a importância das terapias alternativas, este tópico é bem relevante.
A acupuntura é uma técnica de cura alternativa que se baseia na estimulação de certos pontos do corpo por meio da inserção de agulhas finas para desbloquear os fluxos de energia e restaurar o equilíbrio geral do sistema corporal e redução do estresse.
Cientificamente falando, foi demonstrado que ela realmente promove a liberação de neurotransmissores que aliviam a dor.
Homeopatia
A homeopatia é baseada no princípio da similaridade de certos medicamentos. Quando essa substância é identificada, deve ser administrada em quantidades muito diluídas até que a cicatrização ou cura seja possível.
Ayurveda
Ayurveda é a medicina tradicional indiana e se baseia no equilíbrio dos fluxos vitais. Por isso, a doença nada mais é do que a expressão de um desequilíbrio, cujos sintomas podem ser aliviados com plantas medicinais, ioga e massagens.
Naturopatia
A prevenção desempenha um papel fundamental na naturopatia. Um estilo de vida saudável, auxiliado por uma alimentação adequada, remédios homeopáticos e fitoterápicos, acompanhados de exercícios físicos e técnicas de relaxamento ajudam o corpo a manter seu poder natural de autocura.
Fitoterapia
Outra questão interessante para compreendermos qual a importância das terapias alternativas.
A fitoterapia envolve o uso exclusivo de remédios de origem vegetal para provocar uma resposta farmacológica no organismo.
Terapia floral
Inventado pelo médico inglês Edward Bach, baseia-se no fato de que o homem faz parte da natureza e, portanto, pode se beneficiar dela. Para voltar a unir e harmonizar essas duas dimensões, partes de um único universo e, portanto, para curar, são utilizadas flores de Bach.
Aromaterapia
A aromaterapia explora as propriedades dos óleos essenciais, indicados principalmente no tratamento de distúrbios relacionados ao sistema nervoso e à esfera emocional.
Os óleos essenciais são utilizados e os aromas desdobram seu efeito benéfico diretamente no sistema límbico do cérebro, que é responsável pelos sentimentos e pela produção de hormônios.
Medicina antroposófica
Esses métodos de tratamento são baseados na filosofia de Rudolf Steiner, o fundador da antroposofia.
Além do tratamento físico, ele inclui também a alma. Não é à toa que a antroposofia significa “a sabedoria do homem”.
Desta forma, as pessoas são vistas de forma holística com todas as doenças, a fim de reconhecer onde seu equilíbrio está perturbado.
Essa terapia é usada no tratamento do câncer. Ela ajuda a aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia e a fortalecer os poderes de auto cura.
Terapia Kneipp
Para saber qual a importância das terapias alternativas, vamos listar também este método, que não é tão conhecido como outras técnicas não convencionais.
A terapia Kneipp se baseia em um elemento muito especial: a água. O poder da água, o exercício, a nutrição e o uso de plantas medicinais têm como objetivo estimular o sistema imunológico e os poderes de auto cura do corpo.
O fato de que isso também melhora o bem-estar é um efeito colateral agradável que o pastor Sebastian Kneipp descobriu já no século XIX.
Sais de Schüssler
A terapia com sais de Schüssler teve origem com o médico Wilhelm Heinrich Schüssler. Em sua opinião, a causa de muitas doenças e enfermidades é a falta de sais minerais.
Consequentemente, os doze diferentes sais de Schüssler podem restaurar o equilíbrio mineral no corpo – individualmente ou em combinação.
Terapia de sanguessuga
Aqui, os naturopatas colocam sanguessugas em áreas inflamadas da pele. Os animais devem limpar o sangue e promover a cicatrização de feridas por meio de sua saliva.
Sanguessugas são usadas na naturopatia, entre outras coisas, para hipertensão ou doenças venosas das pernas e pés.
Drenagem linfática
A forma manual de drenagem linfática foi desenvolvida em 1935 pelo Dr. Emil Vodder desenvolvido.
Nos dias de hoje, o massoterapeuta usa várias técnicas de massagem para garantir que a linfa ou outros fluidos corporais possam ser drenados melhor e não se acumulem.
O objetivo principal da drenagem linfática manual é, portanto, prevenir o edema, ou seja, o inchaço do tecido corporal devido ao acúmulo de fluido aquoso.
Agora você já sabe qual a importância das terapias alternativas. Então, você já utilizou algum desses métodos?
seja o primeiro a comentar