Caso você queira entender o que é massagem linfática, ela ajuda a eliminar toxinas, aumentar a imunidade e reduzir o peso.
O sistema linfático é uma rede de vasos e órgãos que está localizado debaixo da pele. É essencial para o sistema imunológico e funciona como um filtro de elementos indesejados para o corpo.
Portanto, atua para retirar resíduos que nosso corpo produz de forma natural. Ou outros agentes externos, como bactérias. Portanto, nos protege de infecções.
Se você está inchado, doente, com dor ou exausto, limpar o sistema com uma massagem pode ajudar bastante.
Para entender mais sobre o tema, acompanhe a leitura!
Entenda o que é massagem linfática
Como dito inicialmente, o sistema linfático ajuda a remover resíduos de seu corpo. Um sistema linfático ativo e saudável usa os movimentos naturais do tecido muscular para fazer isso.
No entanto, cirurgia, doença ou outros danos podem causar o acúmulo de fluido no sistema linfático e nos gânglios linfáticos. Essa condição é conhecida como linfedema.
Para entender o que é massagem linfática, é interessante fazer uma observação. Se você fez uma cirurgia nos nódulos linfáticos, por exemplo, seu médico pode ter sugerido uma massagem de drenagem linfática realizada por um massagista certificado ou fisioterapeuta.
No entanto, a massagem linfática não é recomendada para pessoas com as seguintes condições médicas:
- Insuficiência cardíaca.
- Histórico de coágulos sanguíneos ou derrame.
- Infecção recente.
- Problemas hepáticos.
- Problemas renais.
A massagem linfática se tornou popular devido aos seus benefícios potenciais à saúde.
Logo, este tipo de massagem é projetado para ajudar o corpo a manter o fluxo sanguíneo adequado, com equilíbrio de fluidos e boa função imunológica.
Linfedema: saiba o que é
A massagem linfática é usada em pessoas com linfedema, que causa inchaço, geralmente em uma das pernas ou braços.
O inchaço acontece pelo acúmulo de fluido linfático que está nos tecidos devido a doenças genéticas, lesões, infecções, tratamentos de câncer ou cirurgia.
Nesse sentido, é muito interessante saber o que é massagem linfática para aliviar os sintomas.
Os sintomas de linfedema incluem:
- Dor de cabeça.
- Perda da cor da pele.
- Tecidos inchados.
- Peso.
- Fraqueza.
- Endurecimento ou espessamento da pele.
- Infecções recorrentes.
Entenda um pouco mais sobre o sistema linfático
O sistema linfático contém vasos linfáticos e nódulos. Nele, há uma variedade de proteínas, água, resíduos e elementos do sistema imunológico.
Logo, os gânglios linfáticos, que são encontrados por todo o corpo, gerenciam a eliminação de todos esses resíduos.
Nesse contexto, os nós mais espessos estão no pescoço, na virilha e nas axilas. Todos agem em conjunto para permitir que as substâncias limpas sejam transportadas de volta às veias que levam o sangue ao coração.
Como funciona a massagem linfática?
As terapias que envolvem essa massagem são, em geral, sutis. Portanto, usam técnicas próprias para dar fluidez aos líquidos do corpo de forma mais efetiva.
É diferente de uma massagem comum, em que pode haver grande pressão ao massagear o corpo.
Essa massagem tem uma pressão muito suave, pois o sistema linfático se situa exatamente próximo à pele.
Então, o que é massagem linfática na prática? Existe um ritual próprio para massagem linfática.
Ela é feita da seguinte forma: inicia-se pelo centro do corpo. Depois, segue-se em direção às extremidades.
Portanto, trabalham-se primeiro os nódulos linfáticos locais, que drenam uma área específica.
Em seguida, massageia-se a região que drena para os nódulos linfáticos e que podem receber mais elementos fluidos. Como resultado, é uma sensação relaxante para quem faz a massagem.
Quais são as vantagens da massagem linfática?
Para quem não sabe, há formas de tratar o linfedema. Por exemplo, por meio de meias de compressão estreitas.
Porém, a massagem linfática feita manualmente pode contribuir bastante para a elevar os ganhos.
Além do linfedema, a massagem de drenagem linfática pode ajudar a tratar uma variedade de condições de saúde.
Estudos descobriram que ela pode ser benéfica para as seguintes condições:
Artrite reumatoide
Ainda para saber mais sobre o que é massagem linfática, vamos entender esse caso.
Na artrite reumatoide, pode haver fluxo linfático insuficiente ao longo do tempo.
Logo, acontece inchaço dos tecidos e, também, dor nas articulações. Nesse sentido, as articulações não trabalham em todo o seu potencial.
Portanto, a massagem linfática pode ajudar a amenizar esses sintomas da artrite reumatoide avançada.
Insuficiência venosa crônica
Na insuficiência venosa crônica, o principal problema é que as paredes das veias das pernas não estão funcionando da melhor forma possível.
Isso torna difícil o fluxo de sangue das pernas para o coração. A massagem pode melhorar o desempenho da artéria femoral imediatamente após a sessão.
Porém, não está claro por quanto tempo esse efeito vai durar ou se a massagem vai aliviar a dor e o inchaço em longo prazo.
Como saber se devo fazer massagem linfática?
Além de saber o que é massagem linfática, é interessante que você verifique se pode fazer essa massagem. Antes, converse com seu médico e escolha apenas um profissional treinado.
O massagista segue uma determinada sequência e usa uma variedade de técnicas de massagem. Por exemplo, movimentos de alongamento, compressão e deslizamento.
Esses movimentos suaves estimulam o sistema linfático, sem colocar muita pressão nos vasos.
Eles garantem que o fluido corporal possa se mover facilmente entre os nódulos e tecidos para que o fluido não fique inerte.
A massagem linfática emagrece?
A drenagem linfática pode ajudar a reduzir a retenção de água e o inchaço. Ou seja, pode ter um efeito temporário de emagrecimento.
Muitas celebridades e modelos, inclusive, fazem essa massagem. No entanto, quando há inchaço no corpo, com o sistema linfático funcionando normalmente, ele também pode desaparecer por conta própria.
Portanto, no máximo você poderá notar uma redução do inchaço após uma massagem linfática, mas não espere que o resultado dure para sempre. Ou seja, o principal objetivo dessa massagem não é o emagrecimento.
É necessário associar a massagem a outros fatores para emagrecer. Por exemplo, ter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos.
Gostou de saber o que é massagem linfática?
Realmente as massagens terapêuticas proporcionam bem estar geral e cada vez mais está sendo difundida essa terapia! Parabéns aos idealizadores por esse belíssimo artigo, sou massoterapeuta aqui na minha região e vou compartilhar essa matéria em meu site.
Obrigada muito legal gostei muito